30 de novembro de 2010

A diferente estética de Guy Bourdin


Ando numa fase de analise de imagens. E não dá para falar de imagens de moda sem citar Guy Bourdin.
Guy foi um fotógrafo e ilustrados francês nascido em 1928. Foi recrutado pelo exército francês e passou a viver no Senegal, onde começou a ter aulas de fotografia. Ao retornar a Paris, caiu nas graças de Man Ray ( 1890 - 1976: Fotógrafo e pintor norte-americano, um dos principais nomes do movimento de vanguarda da década de 20, responsável por inovações artísticas na fotografia) e foi convidado pela Vogue Francesa para ilustrar as páginas da revista com suas fotografias revolucionárias com enquadramentos atípicos e composições surrealistas. Suas fotos tinham forte influência erótica, violenta e irônica, num jogo de real e irreal que transformou a fotografia de moda.

Morto em 1991, o trabalho do artista continuou vivo através das exposições organizadas pelo seu filho Samuel que aconteceram em todo o mundo.

Para conhecer melhor o trabalho de Guy, vale a pena ver o livro In Between com curadoria de Shelly Verthime, que pesquisou a obra de Bourdin durante dez anos. O livro está a venda no Amazon.com nesse LINK.

Separei algumas imagens, mas quem quiser ver mais, é só acessar o SITE. Perfeito!











Fotos: reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!