2 de maio de 2011

A arte de Mondrian e o Color Blocking

Ultimamente temos muito ouvido falar em Color Blocking (traduzindo: bloco de cores). Daí fui pesquisar um pouco e vi qual foi a inspiração e lógico que vou compartilhar com vocês:

Color Blocking consiste em misturar peças de cores diferentes em um mesmo visual, formando ‘blocos de cor’. Pode ser ton-sur-ton (mesma cor e diferentes tonalidades), cores contrastantes ou complementares. O ideal na hora de montar o look é estudar as cores para não correr o risco de ficar parecendo integrante do grupo juvenil Restart...

Uma boa dica é se guiar pelo círculo de cores:



As cores opostas (por exemplo vermelho e verde) são chamadas de cores complementares e possuem um grande contraste entre si. São ideais para um típico visual color block.


As cores que estão lado-a-lado no circulo de cores (por exemplo vermelho e laranja) são chamadas de análogas, possuem baixo contraste e podem compor um visual color block "mais tímido"

Ou o visual todo de uma cor só:


Toda essa história começou lá em 1921 com a pintura do quadro Composição de Mondrian (Pieter Cornelis Mondrian - 1872 / 1944).


Mondrian foi o criador do Neoplasticismo, juntamente com Theo van Doesburg (1883-1931). O Neoplasticismo foi um movimento artístico holandês que englobou as artes plásticas, a arquitetura, o design e a literatura. O movimento preconizava uma arte pura, clara, objectiva, não ilusória e não representativa – e como tal antinaturalista – que utilizou formas geométricas (quadrados e rectângulos), estáticas, pintadas de branco, preto e cores primárias, limitadas quase sempre, por linhas verticais e horizontais a negro, formando planos geométricos puros e ortogonais.


Em 1965, Yves Saint Laurent criou uma coleção inteira baseada na arte de Mondrian:


Desde então, a obra de Mondrian inspira a indústria da moda, o design e a decoração:






Moda é arte? Arte é moda?

Imagens: reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!