16 de setembro de 2011

Bruschetta!

Isso que dá a pessoa ficar trabalhando com fome em plena hora do almoço! Rs... Só pensa em comida!

Eu ADORO Bruschetta! E outro dia até comentei com Val da VL MODAS que sempre que a gente saia acabava pedindo bruschetta!

Eu gosto tanto que comecei a me arriscar a fazer também. E não é que ficou boa? Minha irmã e meu cunhado sempre brincam comigo que lá em casa só rola bruschetta. Rs.

O termo Bruschetta tem origem nas regiões do Lazio e de Abruzzo, e deriva da palavra "bruscato" que significa tostado ou torrado, quer seja no forno ou na grelha. Há também outros nomes para bruschetta, como "Fetunta", na região da Toscana, aí derivado das palavras "fetta unta", isto é, fatia untada, no caso, com azeite de oliva.


A bruschetta clássica  é feita com uma fatia de pão italiano rústico, de farinha escura e grossa, de casca dura, tostada na grelha, esfregada com alho, untada com abundante azeite e polvilhada com sal e eventualmente com pimenta-do-reino.
















Há, porém, incontáveis variações para se preparar uma boa bruschetta. Na Toscana, o pão local, feito sem sal é guarnecido com "fagioli al fiasco", ou seja, feijão branco cozido com ervas e alho ou então, com "cavolo nero", couve picado bem fininho e aferventado em água e sal.



Dá até para fazer uma festa somente com bruschettas, utilizando-se quatro a cinco tipos diferentes, com sabores e cores distintas, acompanhadas, é claro, de um bom vinho!












Boa pedida para o fim de semana!

Imagens: reprodução

2 comentários:

  1. Uau!!! depois de ver cada uma delas, vou até pesquisar receitas para experimentar fazer. Parabéns pelo post! beijos, Ro

    ResponderExcluir
  2. É maravilhosa; eu gosto de mais...
    Super beijo.
    http://modaeexcelencia.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu recado!