6 de outubro de 2010

Paredes coloridas

Apesar  da minha paixão por laranja, sempre tive vontade de ter uma parede verde na minha sala. Desses verdes bem fortes! Ao fazer uma pesquisa para me inspirar, vi imagens lindas de vááááárias paredes coloridas. Aproveitei e busquei o significado de cada cor no feng shui.
Se distraiam (clique para ficar grandããããão):

Verde: É uma cor neutra que representa o elemento madeira no Feng Shui. Acalma o sistema nervoso e as pessoas agitadas. Também significa esperança e satisfação. Muito cuidado em usar a cor verde em locais onde predomina o vermelho, pois teremos um local muito quente, verde (madeira) alimenta o vermelho (fogo). Deve-se usar nos banheiros para elevar a energia deste local. Para casas onde existem problemas de saúde, o verde é uma ótima cura.

Violeta/Lilás: Traz tranqüilidade, sossego e calma. Estimula a espiritualidade e a meditação. Tem efeito purificador, transforma as energias negativas em positivas. Ótimo para a saúde. Acalma o coração, a mente e os nervos. Nas casas, o melhor ambiente para uso desta cor é em locais de meditação e oração. Em excesso, o lilás ou violeta podem trazer depressão e ansiedade.


Vermelho: No Feng Shui, é uma cor que pode estimular as áreas de relacionamento afetivo, sucesso, auto-estima, fama e prosperidade. Está ligado ao elemento fogo e, por este motivo, deve ser usado com muito cuidado e em pequenas doses, pois é uma cor excitante e estimulante. No quarto de casal, ativa a sexualidade. Na sala ou cozinha estimula o apetite e a fala. Em excesso, o vermelho provoca brigas, confusões e explosões de humor.


Laranja: Cor do intelecto e mental. Em doses pequenas, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Boa para áreas da casa que quer se estimular o diálogo, como sala de visitas, de jantar e cozinhas. Em excesso, o laranja pode provocar conversas demais, brincadeiras fora de hora e aumento do apetite.


Rosa: representa o amor e os sentimentos puros, alegria, felicidade e romance


Azul: É uma cor que tem um efeito calmante e tranquilizante para as pessoas quando aplicado em um ambiente. Cuidado com o excesso de azul, pois irá provocar sono em excesso. Já, para quem é muito agitado, deve ser usado. Está associada ao elemento água no Feng Shui.


Amarelo: Outra cor que estimula o intelecto e ajuda muito nos estudos. É a cor da luz, por este motivo deve ser usado em ambientes escuros. O amarelo estimula a comunicação, o mental e abre o apetite. Em excesso, provoca muita conversa e pensamentos acelerados e confusos, provocando preocupação.


Preta: Pode ser uma cor muito opressiva e também depressiva. Está ligada ao elemento água no Feng Shui, e, por este motivo, deve-se ter muito cuidado na sua aplicação, pois pode passar a sensação de angústia. O preto pode lembrar luto, perdas e tristezas. Em geral, é usado em pequenos detalhes na casa.



Quem sabe na próxima reforma eu coloco uma cor em cada cômodo?


Fotos: reprodução

2 comentários:

Deixe seu recado!